“Eu comecei na saúde indígena desde 2004, eu comecei como técnica de enfermagem mas, atualmente, sou enfermeira. As primeiras aldeias onde trabalhei foi no Xingu . Hoje, eu atuo no apoio técnico das equipes multidisciplinares. Posso dizer que todas as experiências contribuíram com o meu crescimento profissional e pessoal” esse relato é de Joselly Ferraz, uma das enfermeiras do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Cuiabá.
Para ela, atuar na saúde trabalhar na saúde indígena é desafiador e ao mesmo tempo muito gratificante. “ É uma experiência que me permite aprender sobre uma cultura diferente e isso nos ensina a exercer nosso trabalho respeitando as crenças e tradições indígenas", acrescenta.
Também do DSEI de Cuiabá, a enfermeira Dryellen Coelho se especializou em saúde indígena e revela sua paixão pela profissão. “É gratificante servir aos povos originários do nosso país, eu como especialista na área sempre fui apaixonada pela saúde indígena. É um trabalho árduo que requer o melhor do profissional, já que atuar em áreas indígenas exige dedicação, sabedoria e compreensão. Buscamos prestar a melhor assistência às comunidades atendidas pelo DSEI Cuiabá”, relata a enfermeira.
Assim como Joselly e Dryellen, a enfermeira Jailcy Souza da Silva também considera a atuação na saúde indígena um grande aprendizado. Há mais de 17 anos nesta área, ela trabalha há 11 no DSEI Leste de Roraima, onde integra o núcleo responsável pela imunização de quase 52 mil indígenas. "As experiências e o aprendizado que vivi ao longo destes 17 anos como enfermeira na saúde indígena e vivo, diariamente, são muitos. Os indígenas são atenciosos e respeitam muito os profissionais que atuam na saúde", completa Jailcy que é descendente de indígenas.
Dia da Enfermagem
12 de maio é o dia mundial o Dia da Enfermagem. A data, que celebra os enfermeiros do mundo inteiro, é comemorada homenagem ao nascimento, em 1820, de Florence Nightingale, que é considerada marco da enfermagem moderna.
No Brasil, a Semana da Enfermagem comemorada anualmente de 12 à 20 de maio, homenageia a enfermeira brasileira, Ana Néri, que foi a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
Vale lembrar que, a enfermagem é uma profissão milenar celebrada desde a época em exercer essa função se tornou sinônimo de cuidar, proteger, nutrir e salvar a vida de pessoas convalescentes, idosos e deficientes.
Publicado em 12/05/2020